Introdução

A forma como nos apresentamos reflete nossa autoconfiança e influencia nossas relações. Unimos psicologia, tecnologia, estilo e organização para oferecer uma experiência transformadora. Os estilistas ajudam você a expressar sua personalidade por meio de roupas, acessórios e cores que se alinhem ao seu estilo de vida e objetivos. Já os organizadores otimizam seu espaço físico para que reflita quem você é e atenda suas necessidades práticas. Trago textos do cotidiano a partir da minha vivência no mundo corporativo de tecnologia, com o olhar da psicologia. Falamos de Inteligência Artificial, Metaverso, Luto, Ansiedade, Carreira, Relacionamentos, entre outras coisas.

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Regulação Emocional - caso prático

 
Ciclo da regulação emocional, como controlar as emoções?

 

  • Sem suporte e sem direção. Sem saber em que focar e porque focar?
  • Sem os principais skills necessários para chamar atenção nesse grupo?
  • Sem nenhum sentimento de admiração ou pertencimento. Tudo isso dificulta a sua capacitade de entregar e afeta o humor?
  • Não vai ser fácil e sem ter ninguém amigável, como sempre falamos, você não está em um grupo de amigos. É a política de uso. “É um lixo”?
  • EStá difícil essa virada para algo que te dá prazer em fazer? Ainda vai levar muitos anos?
  • Dinheiro não é tudo? Eu sei, mas aqui não estamos falando apenas de dinheiro, mas realmente de estar a deriva, você está perdida?
  • Como você gostaria de se sentir e como você está realmente se sentindo?
  • Percebendo que fugir das nossas memórias não costuma funcionar?
  • Não está conseguindo nem se conectar a um assunto, qq que seja? 
  • Está totalmente dispersa, cansada e com vontade de que tudo gire e outra oportunidade/posição apareça então?
  • Mas já sabendo que nada nunca aparece do nada, para tal temos que ir atrás?

Mas vejo que era assim também nos últimos anos, porque você me contava que sempre te excluiam de tudo e te anulavam sempre que podiam e você tinha que se refazer todos os dias, superar isso e seguir em frente, inspirando o time e tentando mantê-los engajados e entregando. Lembra? Eu me lembro de já ter ouvido essa história várias vezes. Imagino que você deve estar se lamentando de não ter visto melhor e se movimentado antes. Só que durante esse período você estava também vivendo e construindo uma história linda: a sua história.

Imagino também que você se arrepende também do que eu chamo de a maior burrice da sua vida, sabe quando vc convive com pessoas de baixo nível e mentalidade abaixo da média? Você achava que não, mas é inóspito, te emburrece. Dando atenção a muita gente inútil. Essa página tenho certeza que foi virada.

No trabalho tem o lance da humilhação que você mencionou. Você também tem uma sensação de humilhação, não deveria, mas sente assim. Parece que você mesma está se medindo com a mesma régua que essa empresa te mede. Como se te transformar em uma “executiva padrão” seja realmente um super ganho, um sucesso para você. Não, não é. Se quer minha humilde opinião, seria você andar para trás. Cuidado, viu? Você já chegou até aqui e foi brilhante, inspira todos ao seu redor, então pense bem antes de aceitar essa "proposta". São amigos da "onça". rs

Hoje na Psicologia, é o que me move, onde me sinto mais inteira, ainda assim sem vislumbrar um futuro, mesmo estudando muito, não sei como será no mercado de trabalho e por onde começar. Mas de uma coisa tenho certeza, estou no caminho certo. Como farei a virada e como reduzir o patamar de ganho de uma hora para outra e muitooooooo. Sabendo que felicidade não se compra e sabendo também que viver sem grana também é osso. Sei que minha história não é exemplo para ninguém, mas se você me permite, tem a ver sim com o que você está vivendo e te digo, na vida temos que ter coragem e praticar a coragem diariamente. Você é a menina do 1o. raio, a mais corajosa que já conheci, então, se aproprie disso e siga em frente. Ainda daremos muita risada dessa passagem.

Obrigada pelo papo, conversando contigo, eu deveria até ganhar Horas Complementares na Faculdade, rs, aprendo muito. Estamos falando de regulação emocional, olha só. 

Ciclo da regulação emocional, como controlar as emoções?

Atenção

  1. Evitação, qual situação você quer participar e qual você não quer
  2. Distração, direcionamento da Atenção, pensar em outra coisa
  3. Ruminação, causas e conseguencias, ficar pensando nisso durante muito tempo

Reavaliação Cognitiva

  1. Reinterpretação dos eventos que te incomodaram, amenizar o desconforto
  2. Aceitação, como reações naturais e transitórias
  3. Resolução de Problemas, o que pode ser feito agora, testar soluções até amenizar seu estado emocional
  4. Supressão Intensiva
  5. Intervenção Fisiológica, com remédios, alimentação ou ações (tecnicas de respiração, por exemplo)

Outras Ações de Suporte

  • Buscar Apoio Social
  • Fazer Exercicios
  • Rezar
  • Ficar Sozinho
  • Fazer Psicoterapia

Além disso, estou lendo um texto muito interessante que eu colo aqui embaixo, pena que não tem o autor. Espero que o autor me entenda, se eu soubesse quem escreveu certamente o citaria aqui. Por enquanto vai sem o nome dele mesmo.

Psicologia: como ela pode ajudar a viver uma vida melhor

Quando há alguma dificuldade em enxergar, o oftalmologista é procurado. Quando surge uma dor de dente, rapidamente marca-se dentista. Agora, quando o problema é emocional, muitas pessoas resistem em procurar um psicólogo por preconceito. Mesmo nos dias de hoje, ainda se escuta dizer que “quem precisa de psicólogo é louco”. No conteúdo de hoje, vamos tentar quebrar esse tabu e mostrar para você como a psicologia pode ajudar no seu cotidiano.

5 exemplos do uso da psicologia no seu dia a dia

§  Autoconhecimento - Com toda certeza, você sabe seu tipo sanguíneo, sua comida preferida e conhece seus gostos musicais. Mesmo assim, é possível dizer que você não se conhece totalmente. Muitas de nossas ações e escolhas fazem parte de algo que vai além do gosto ou não gosto. O autoconhecimento faz com que o indivíduo tenha controle sobre suas emoções. Quando se tem ajuda de um profissional, é possível saber quais e como as experiências do passado fizeram ser como é hoje, podendo mudar o que precisa ser melhorado e evitando problemas como autoestima, frustração, instabilidade emocional, ansiedade e outros.

§  Promover a saúde e bem-estar - Os profissionais desta área são responsáveis por ajudar pessoas de diferentes idades e com problemas distintos. Eles auxiliam os pacientes para terem uma saúde mental melhor e, consequentemente, uma vida melhor. Seja problemas mentais ou emocionais, como esquizofrenia e depressão, seja os chamados problemas cognitivos, que são dificuldades nas tarefas mentais como atenção, raciocínio e memória, os psicólogos consideram o que dizem a ciência sobre a provável causa e usam o seu conhecimento para ajudar o paciente. São diversos os temas que um profissional pode auxiliar, alguns nem sempre ligados diretamente a saúde mental e sim a saúde geral. Eles podem ajudar a compreender uma doença mais grave como câncer, podem tratar pessoas que foram abusadas psicologicamente ou sexualmente, podem aconselhar famílias que estão passando por separação e, tudo isso, visando sempre o bem-estar diário das pessoas.

§  Contribuir profissionalmente - Quando chega o momento de decidir qual carreira seguir, muitas pessoas ficam em dúvida ou não tem nem ideia do que fazer. A insegurança também se faz presente no profissional que quer modificar a carreira e traçar novos desafios. Mas o que fazer quando se encontra nesta situação? O psicólogo, baseado nos conhecimentos de Psicologia, pode ajudar o indivíduo escolher qual carreira seguir. Através dos estudos e das conversas com essa pessoa, pode orientar e contribuir no caminho que ela vai seguir. O profissional da psicologia pode também auxiliar empresas identificando problemas, melhorando as condições para o profissional e motivando os funcionários no trabalho.

§  Melhorar a comunicação - Para aquelas pessoas extremamente tímidas, introvertidas ou que não conseguem se comunicar é de grande ajuda e importância o auxílio de um profissional dessa área. Conversar com alguém sobre isso e entender os motivos que as levam ser dessa forma, ajudam a enfrentar a situação. A timidez em si não é um problema, pode ser uma característica da pessoa, mas quando ela atrapalha no cotidiano ou no trabalho, por exemplo, pode ser acompanhada e tratada por um profissional.

§  Ser uma pessoa melhor - A psicologia faz compreender também a educação e a pedagogia, auxiliando os pais a serem melhores e mais compreensíveis com os filhos, fazendo com que também as crianças cresçam com uma mente saudável, não apenas em casa com a sua família, mas capaz de se tornar uma pessoa melhor para o outro. Com os estudos da psicologia é possível aprender e enxergar de maneira clara o sentido da vida e os conceitos de felicidade e perdão, por exemplo. Passando a enxergar o mundo de outra forma, tornando-se mais compreensível, tolerante e mais feliz.

Como a psicologia pode ajudar nos dias atuais?

As pessoas não param. É trabalho, estudos, cuidados com a família e muitas vezes não sobra tempo para o descanso. Em um mundo onde se vive freneticamente, é comum aparecer sintomas de estresse, nervosismo, ansiedade e algumas pessoas não conseguem lidar com isso. No Brasil, um a cada 11 habitantes sofre de ansiedade. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 16,8 milhões de brasileiros sofrem desse mal, sendo o país mais ansioso do mundo. Surge então a necessidade de uma ajuda psicológica.

A depressão também tem crescido cada vez mais no mundo todo. Em tempo de isolamento social, o qual estamos vivendo devido a pandemia de Coronavírus, o risco de aumentar o número de casos da doença é ainda maior. O distanciamento de familiares e amigos, as incertezas do futuro e até mesmo o medo de contrair a doença, faz desencadear um misto de emoções, com as quais não sabemos lidar, resultando na depressão. Desta forma, é de extrema importância um atendimento psicológico nesse momento.

O psicólogo ajuda a lidar com problemas do passado que possam interferir na vida da pessoa, auxilia a enfrentar os problemas cotidianos com mais firmeza e segurança, além de fazer com que o indivíduo adquira um maior conhecimento sobre si mesmo, podendo melhorar seu comportamento humano fisicamente, socialmente e emocionalmente.

O momento certo para procurar um psicólogo

Às vezes passamos por situações difíceis que parecem não ter solução, aí você se pergunta se é algo passageiro ou se você está realmente precisando de uma ajuda profissional. E o papel da psicologia é exatamente esse, ajudar as pessoas a se conhecerem melhor e encontrar as respostas que procuram.

Veja abaixo alguns pontos que podem te ajudar a decidir quando procurar um psicólogo:

– Sintomas Físicos -  Não é segredo que nosso corpo dá sinais quando algo não está bem. O que poucas pessoas sabem, é que a causa desse sintoma pode ser emocional. É claro que se deve tomar cuidado, saber dosar e não achar que todas as dores, os sintomas físicos são fatores psicológicos, por isso é importante buscar ajuda médica para fazer um diagnóstico e eliminar as causas físicas. Além disso, mesmo que a causa seja emocional, a presença desses sintomas é real e é importante um cuidado médico.

Os sintomas comuns que podem denunciar algum transtorno emocional são: taquicardia, dores no estômago, dores no peito, cansaço físico, desânimo, diarreia, sudorese.

– Desinteresse pelo que gostava e costumava fazer

Esse é um sinal bastante importante que deve ser percebido na hora de procurar ajuda, pois às vezes a pessoa acha normal deixar de fazer as coisas, não sente mais vontade nem interesse em fazer nada. É importante observar se isso mudou o seu cotidiano. A pessoa nem perceber, mas quem está a sua volta pode notar e apontar sintomas ou comportamentos diferentes.

– Situações traumáticas

Morte de alguém muito próximo, separação de casal ou doenças graves são exemplos de situações que podem abalar profundamente uma pessoa. É normal que sintomas como tristeza, angústia e medo apareçam nesses casos. Mas, é importante observar se tais sintomas se estendam por muito tempo. Um profissional pode ajudar a lidar com situações como essas e até mesmo superar o trauma de maneira tranquila. Evitando uma depressão profunda ou algo ainda mais grave.

– Problemas nos relacionamentos

Quando você não consegue mais se relacionar de forma respeitosa, seja com um familiar, amigo, colega de trabalho ou até mesmo com seu parceiro, é sinal que precisa de ajuda. Se você sente que a situação está cada vez mais se desgastando, você não consegue demonstrar mais suas emoções ou esses relacionamentos trazem infelicidade, é sinal que algo está errado.

É comum ocorrer o afastamento das pessoas, trazendo o sentimento de solidão, tristeza e dor. O acompanhamento de um profissional pode ajudar a resgatar o vínculo com essas pessoas e encontrar soluções para o problema em si.

– Dificuldades no trabalho

Mudança no seu rendimento no trabalho pode ser sinal de que algo está errado. Quando o problema que você está passando afeta sua concentração e atenção você deve procurar ajuda pois, além de atrapalhar nas suas tarefas, você pode começar a receber críticas dos seus chefes e colegas, o que pode piorar ainda mais seu estado emocional.

– Insônia

Outro sinal de que você precisa de um psicólogo pode ser a dificuldade para dormir. Você fica pensando tanto em seus problemas que não consegue se desconectar e descansar. Existem também outros distúrbios do sono que pode ser alerta e podem ser tratados com a psicologia, como o sonambulismo e o terror noturno.

– Utiliza alguma substância para conseguir passar o dia 

Se você passou a utilizar algo compulsivamente para tentar aliviar o estresse, você precisa conversar com um profissional. Pode não ser álcool, cigarro, drogas, algo que prejudiquem a sua saúde, pode ser até a comida que você passou a exagerar. Você está tentando se anestesiar de seus problemas, uma ajuda psicológica pode te ajudar.

– Sente emoções com muita intensidade

Se os seus sentimentos são tão intensos a ponto de atrapalhar suas atividades do dia a dia, algo está errado. Se você perde o controle emocional facilmente, seja com familiares, no trabalho ou de modo geral, você precisa ficar atento e procurar ajuda. As emoções extremas como ansiedade, raiva ou irritação, podem aumentar sua preocupação, causar angústias e prejudicar sua vida como um todo.

– Preocupação dos amigos

Se seus amigos ou pessoas próximas a você estão notando algo diferente, é importante considerar a opinião. Às vezes, tomamos atitudes que nem percebemos, mas quem nos conhece sabe que algo não está bem. É importante não deixar o orgulho ou a vergonha impedir de buscar ajuda.

Psicólogo e Psiquiatra: qual a diferença?

Além da dúvida de quando procurar um profissional para ajudar, existe também a questão de quem se deve procurar. Surge a pergunta: qual a diferença entre psicólogo e psiquiatra? Vamos explicar aqui o que cada um faz e você entenderá a distinção entre eles.

Começamos pelo psicólogo, que é sobre quem já estamos falando desde o início. Este profissional estudou Psicologia e utiliza conversas de terapia para tratar problemas comportamentais e psicológicos. O psicólogo não pode prescrever medicamento e o tratamento é de longa duração, pois não busca reduzir os sintomas imediatamente e sim entender as causas dos problemas.

Já o psiquiatra, tem formação em medicina e fez uma especialização em psiquiatria. Esse profissional é habilitado para tratar transtornos psicológicos também, mas principalmente transtornos psiquiátricos. A ajuda deste médico é indicada em casos de esquizofrenia, dependência química, transtorno obsessivo compulsivo, depressão, bipolaridade e ansiedade. Diferentemente do psicólogo, o tratamento visa reduzir os sintomas e é realizado através da prescrição de remédios.

Em alguns casos, eles são profissionais complementares, visto que o paciente faz terapia com o psicólogo e o tratamento que necessita de remédios com o psiquiatra. Resumidamente, pode se dizer que o primeiro é o “médico da alma e da psique” e o outro “do corpo e do cérebro”.

Agora que sabemos como a psicologia pode ajudar, o quanto ela é importante no nosso dia a dia e entendemos a diferença entre essas duas profissões que se confundem, psicologia e psiquiatria, vamos descobrir o que é necessário para se tornar um psicólogo.

Características no perfil do psicólogo

 

– Ter empatia

O profissional de psicologia tem que estar disposto a ouvir e ajudar pessoas, afinal ele trabalha diretamente com contato humano. A capacidade de empatia é de extrema importância, que já precisará escutar seu paciente e ajuda-lo a se conhecer e enfrentar os problemas. Tentar se colocar no lugar do outro é uma boa forma de descobrir as soluções.

– Capacidade de persuasão e sinceridade

Ao ouvir e identificar os problemas do paciente é necessário encontrar soluções para as dificuldades apresentadas. É aí que entra o poder de persuasão, já que o psicólogo precisa convencer a pessoa a aceitar o que está acontecendo para poder resolver a situação. Além disso, é importante ser sincero para que o paciente não se sinta enganado e o profissional consiga transformar o comportamento do indivíduo.

–  Perfil analítico

Além de ouvir, é importante prestar atenção nos sinais que o paciente transmite. Ao unir o que a pessoa está falando e seus sinais corporais, é possível estabelecer os métodos para ajudar essa pessoa. A análise é uma das principais ferramentas da prática da Psicologia, ao observar também é possível identificar transtornos mentais e, se necessário, encaminhar o paciente para um atendimento psiquiátrico.

– Gosto pela leitura

O hábito de ler também é uma grande característica para quem quer seguir essa carreira, já que assim o profissional consegue se manter atualizado e aprofundado nos movimentos psicológicos que utiliza em seus tratamentos. A leitura também melhora a capacidade de interpretação e análise. Além de melhorar o discurso e forma em que se comunica com o paciente, ajudando assim no atendimento.

– Conseguir separar vida pessoal e profissional

Misturar os papéis de psicólogo e amigo não é nada bom. Ao em vez de ajudar pode atrapalhar ainda mais e estremecer os vínculos. O melhor conselho que um psicólogo pode dar, nesse caso, é procurar outro psicólogo que não seja próximo.

– Trabalhar a introspecção

Para ser um bom psicólogo é necessário que o profissional realize um trabalho consigo mesmo. Isso quer dizer que ele deve observar, analisar e entender a si próprio. Só assim, conhecendo a si próprio é possível ajudar o próximo a se conhecer também.

– Evitar julgamentos

Se uma pessoa vai até um psicólogo é porque ela está precisando de ajuda. Independente do que ela contar, é importante que o profissional não julgue suas atitudes. Afinal, cria-se uma relação de confiança, o paciente só quer se abrir e se autoconhecer. Espera-se então que as opiniões e julgamentos do psicólogo sejam deixadas de lado.

– Saber trabalhar com mais pessoas

É óbvio que ao consultar um paciente o psicólogo trabalha sozinho, é ele quem escuta e é responsável por dar o diagnóstico. Mas, é importante estar ciente que, possivelmente, precisará de outros profissionais em um trabalho multidisciplinar. Por isso, é necessário estar preparado para lidar e trabalhar em equipe.

E como é o mercado de trabalho?

A profissão do psicólogo foi regulamentada em 27 de agosto de 1962 com a promulgação da Lei Federal 4.119. A função do psicólogo é diagnosticar, orientar profissional e pedagogicamente, atender em estabelecimentos públicos ou privados, lecionar na área de psicologia e auxiliar nas soluções de problemas das pessoas.

O mercado de trabalho do psicólogo é bem amplo. Além do trabalho tradicional com atendimentos em consultórios e clínicas, tem crescido a procura por esses profissionais em empresas e indústrias. Mais para a frente, no próximo tópico, veremos melhor as áreas de atuação deste profissional.

O piso salarial de um psicólogo no Brasil varia de acordo com cada unidade federativa e com cada área de trabalho. No Paraná, segundo Conselho Regional de Psicologia do Estado, o valor é de R$ 3.600,00.

Uma tabela de honorários para serviços prestados por esses profissionais é divulgada pela Federação Nacional dos Psicólogos (FENAPSI), em conjunto com os Conselhos Regionais de Psicologia. Os valores são referências para as seguintes atividades:

– Diagnóstico Psicológico

– Orientação e Seleção Profissional

– Orientação e Psicopedagógica

– Solução de Problemas Psicológicos

– Acompanhamento e Orientação Psicológica

– Assessoria em Psicologia

A tabela serve como guia, mas é o próprio psicólogo quem define o valor cobrado pelo seu serviço. Os preços vão de R$91,00, nas atividades de planejamento psicopedagógico e acompanhamento e reabilitação profissional, e R$504,00, para consultoria empresarial.

Áreas de atuação de um psicólogo

Como já falamos e mostramos um pouco, é muito vasto o campo de atuação de um profissional da psicologia. Agora, vamos listar as áreas em que se pode atuar com essa formação:

– Clínica: Essa é a área da saúde, pode trabalhar em clínicas próprias ou multidisciplinarmente. Faz acompanhamentos e diagnósticos, auxiliando na compreensão dos problemas das pessoas.

– Trabalho: É responsável por avaliar, elaborar análises, recrutar e selecionar pessoas, também planeja e realiza treinamentos. Pode trabalhar individualmente ou em equipe.

– Educação: Atua em instituições de ensino, ajudando na compreensão do comportamento de docentes e discentes. Faz pesquisas, diagnóstico e pode intervir pedagogicamente. Também elabora políticas do Sistema de Educação.

– Justiça: Pode trabalhar em intuições do governo, realizando planejamentos e execução de projetos relacionados a direitos humanos, cidadania e prevenção a violência.

– Trânsito: Realiza pesquisas referentes aos problemas no trânsito. Faz exames em testes psicotécnicos, auxilia nos processos de implantação e elaboração de sinalização, além de participar de ações de prevenção de acidentes.

– Esporte: Faz exames psicológicos nos atletas, ajudando na melhoria do desempenho individual ou do grupo.

Mesmo as áreas que costumam contratar profissionais de outros campos como exatas, comunicação e tecnologia têm apostado na contratação de psicólogos para a análise de dados sobre consumidores, para criação de novos produtos, melhorar a comunicação, entre outras atividades.

Para ampliar as possibilidades, o psicólogo pode ainda buscar uma especialização acadêmica ou profissional nas seguintes áreas de Marketing, Neuromarketing, Neuropsicologia, Orientação Vocacional e Profissional, Pesquisa Acadêmica e Docência, Psicologia Hospitalar, Psicologia Organizacional e do Trabalho, Psicologia Social, Psicopedagogia.

Primeiro passo para se tornar um psicólogo

Para poder se especializar em alguma área da psicologia é necessário cursar uma faculdade da mesma. A graduação de psicologia tem como intuito formar profissionais capazes de diagnosticar e tratar pessoas com problemas emocionais, mentais e de personalidade. Ao longo dos 5 anos de curso, os alunos encontram disciplinas das áreas da Saúde, Biologia e Ciências Humanas.

Algumas instituições oferecem atendimento à comunidade, para que o aluno possa aprender na prática como funciona o trabalho. Aqui no UniBrasil, esse atendimento é realizado como forma de estágio na Clínica Integrada de Saúde, onde os alunos prestam atendimento psicológico à crianças, adolescentes e adultos. Esse trabalho prático é de extrema importância para a formação do psicólogo e a instituição realiza isso desde o primeiro período do curso, através de projetos integradores. Em 2019, o UniBrasil recebeu o primeiro lugar de Curitiba, no Prêmio Sinepe por um trabalho de prevenção e promoção de saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Propósito

Acordar não para trabalhar e sim para manifestar seu propósito. Este é o objetivo da vida, saber quem você é e a partir daí expressar seu eu verdadeiro, compartilhando seus dons sem esforço e sofrimento e sim com alegria e amor. Não é o lugar que determina isso e sim a sua consciência.

Postagem em Destaque

Você passou de fase! Parabéns! 💔 Bem vindo ao Próximo Nível.

Olá Querida , ouvi sua mensagem. Na verdade, ouvi sua mensagem algumas vezes, até estar aqui e responder. Sua mensagem é bonita, é carinhosa...

Um presente

Você é mais do que um irmão, é um amigo, um presente e me acompanha nos momentos alegres e nas aflições. Me dá sempre os melhores conselhos.
Compartilhamos a paixão pelo futebol.💙 Irmã de menino é assim mesmo, junto com as bonecas, a gente vira goleiro, aprende a lavar carros, instalar chuveiro, chef de cozinha. Rs. Trocamos afilhados. E as muitas viagens, nem se fala, as que deram certo e as “roubadas” que nos metemos.
Compartilhamos a mesma casa e a mesma educação, crescemos juntos, vivemos juntos e ninguém nos conhece melhor do que nós mesmos, por isso, quero que saiba que te amo de todo coração, e que, se precisar de algo, estarei bem aqui para te ajudar, para te dar minha força.
Admiro você, sua família, sua empresa ... sua alma, sua jornada nessa vida!!!!
Você sabe que pode sempre contar e confiar em mim. Estamos unidos para o que der e vier, somos cúmplices, não importa o que aconteça.
Quero lhe desejar tudo de bom neste dia, você merece o melhor! Obrigada pela sua amizade, você é a minha certeza e torço bastante por você. Que estejamos cada vez mais unidos.
Seja muito Feliz! Te admiro muito. Tenha um Feliz Aniversário! 🎁

Postagens Mais Vistas