Quando você recebe uma mensagem assim, faz tudo valer a pena. Não é simplesmente um estágio, não é um estágio qualquer. É uma vida! Uma pessoa, uma história. A clínica é assim. É muito real! Vem um senso de responsabilidade enorme. E ainda mais dessa pessoa que estou conhecendo, dia a dia, "colegas de profissão". Iremos juntas, tenho certeza, navegar nesse Universo que é a Psicologia. Juntas. Tem sido muito legal experimentar práticas juntas e mesmo diante do nosso "desconhecimento", ainda assim, buscar entender e aterrizar o que estamos absorvendo em sala de aula. Você é uma dessas pessoas que eu não poderia passar nessa vida sem ter conhecido. Tem sido um prazer descobrir tanta coisa juntas e aprofundar nas abordagens. São trabalhos em cima de cases fictícios, mas muito esclarecedores. Pensei que não encontraria outra cdf como eu, mas pelo visto, os iguais se atraem, né? Aproveito e compartilho, olha só o que estava escrito naquele papel, muita linda a mensagem e a coragem nesse depoimento. Além de ser muito simbólico, evidencia que temos um caminho a percorrer, mas que os primeiros passos estão na direção correta.
=======
Olá. Hoje não sei muito por onde começar e o que te dizer. Parece que tudo já foi dito. Mas ao mesmo tempo sei que tenho muito a dizer. E o fato de ter esse espaço semanalmente tem sido um lugar de acolhimento em que me permito ser eu mesma. Sei que aqui não irão me julgar. O ponto principal é que eu tenho que mudar. Eu mesma tenho que mudar. Eu, tendo enxergado toda a minha história e tendo sido capaz de compreender todas as variáveis que fizeram parte, tenho a obrigação de mudar. Por mim, para ser justa comigo mesma.
Ao mesmo tempo, não estou encontrando nenhum espaço ou apoio próximo que me ajude a dar um passo sequer. Por isso me apego tanto às nossas sessões semanais. Conto os dias para estar aqui e saio "enorme", muito maior do que chego. Saio super empoderada. Vendo você e sua história, penso em também estudar Psicologia, mas depois me dou conta que deve ser a transferência que você sempre comenta. Definitivamente minha área é outra.
Já sabendo que é uma estrada solitária, digo que não está fora, nunca esteve. A cura, ou a maior parte dela está sempre dentro. O movimento é " de dentro para fora" e nunca ao contrário. Disso estou certa, esse é um conhecimento que levo daqui e te agradeço. Queria encontrar um caminho aqui dentro, um “possível”, uma forma de soltar a minha força criativa. Soltar o riso, o humor, riso largo que me caracteriza, a coragem, a autenticidade. Não curto a vitimização, mas esse diagnóstico me pegou de surpresa. Nunca, nem nos meus piores pesadelos, achei que me depararia com esse diagnóstico. Hoje jogo o cansaço como efeito colateral da medicação. Fico até sem saber se é a medicação mesmo, ou se é uma válvula de escape para todo esse processo. Nossa mente é sempre habilidosa em escolher os culpados. Processo árduo, diria injusto, e prolongado. Não sei como cheguei até aqui, mas aqui estou. Queria ter encontrado essa clínica antes, sempre eu me dava a desculpa de não ter "dinheiro" suficiente para me cuidar. Eu sinceramente não sabia que havia clinica-escola. Ainda bem que a "Maria Fifi" comentou e eu vim conferir. Todos tem sua função nesse mundo né?
Sei que cheguei até aqui, sem ter sequer uma pessoa do meu lado. Aqui devo agradecer a minha familia que não desistiu. A eles reafirmo meu compromisso de estarmos sempre juntos e para sempre! Confesso que já estou conseguindo aceitar quando você fala que "ninguém nunca está sozinho" e que temos que agradecer aos que chegaram antes da gente e nos deixaram legados e terrenos menos áridos. Hoje entendo que eu nunca estive sozinha, muito pelo contrário. Ver em mim essa contradição também tem sido um processo curativo. Na última semana, depois que sai daqui, sem exagero, três pessoas me procuraram, parece que a fala abre portas.Você é muito sábia.
Você me pediu um verbo na última última vez que conversamos. Ele se fez claro essa semana para mim. Talvez o melhor verbo para definir essa fase seja AGUENTAR. Eu
tenho que aguentar, no sentido de compreender, compreender que passar por tudo
isso foi mais do que necessário para mim. Para me tirar do caminho errado, em
que tomei tantas atitudes que me descaracterizaram, convivendo com pessoas que
não tem nada a ver comigo e pior, permitindo que elas, de certa forma, me
aconselhassem, ou definissem rotas. Hoje vejo tudo isso como insano, como estar
totalmente dispersa pela vida. Portanto hoje, sem sombra de dúvidas, existe um único caminho, que seria aguentar, olhar de maneira
diferente. Já que tomei consciência que eu aguente. Desacelerar, prestar mais
atenção. É preciso ter calma. Silenciar, apaziguar ... aguentar. Não é algo
pontual e não irá se resolver de um dia para outro. E tem que ser assim, é mais
duradouro quando é gradativo, quando faz parte de um processo sólido, alicerçado, direcionado ... processo de cura. Para
isso, o primeiro passo nesse processo de “aguentar” é concordar com o jeito que
é.
Você tem sido muito importante no processo, não entendo quando você me diz que não tem o instrumental necessário, mas já provoca enormes mudanças em mim. Eu fico imaginando quando você tiver toda a formação. Você é brilhante. Sem palavras. Sua primeira pergunta está eternizada em mim: "Talvez você deva conversar com algum profissional da área, não acha?".
=====
Minha Querida, obrigada mais uma vez. É como viver a abordagem sistêmica na prática. Tem muito valor. Sair da carteira na sala de aula, em que a teoria parece muito simples, para, de fato, no mundo real, experimentar essa compreensão sistêmica. Tudo super recheado de intuições e percepções. E vamos consolidando um sentimento de gratidão. Gratidão pela vida! E agora estudando mais e a fundo, nesse pequeno extrato, que eu estou podendo viver, sobressaem as leis do pertencimento, da hierarquia e do equilibrio. Entendendo que da exclusão vêem os sintomas e que o único caminho é justamente a “inclusão”. E é nesse movimento que o dom se faz, aparece, se exerce e que a nova carreira se constrói. Em bases firmes e em uma escolha consciente. O primeiro passo sólido é você se incluir na sua própria vida, na sua própria história, você não só faz parte mas é a peça principal de toda a engrenagem que te orbita. Pode acreditar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário