Introdução

A forma como nos apresentamos ao mundo reflete nossa autoconfiança e influencia diretamente nossos vínculos, decisões e percursos. Na PsiT.ech, unimos Psicologia, Tecnologia, Estilo e Organização para oferecer uma experiência de cuidado e transformação.

terça-feira, 25 de novembro de 2025

Minha travessia: PsiT.ech

Depois de cinco anos de graduação, muitos estágios, supervisões, leituras, encontros e desencontros — chego ao último mês do curso de Psicologia. Às vezes me surpreendo com a sensação de que tudo passou rápido; outras vezes sinto como se eu tivesse vivido umas três vidas nesse caminho. Talvez eu tenha mesmo.

Essa é a minha segunda graduação. Antes da psicologia, eu vivi muitos anos no universo da computação, mergulhada em lógica, sistemas, tecnologia, resolução de problemas — tudo aquilo que faz o mundo funcionar enquanto ninguém está vendo. Trabalhei, programei, liderei, aprendi e, por muito tempo, achei que era ali que eu ficaria. Até que, silenciosamente, começou a nascer um desejo. Uma pergunta que primeiro sussurra, depois insiste: é isso mesmo?

Com o tempo, percebi que meu entusiasmo pelo humano, pelo que não cabe em algoritmos, pelo que escapa da lógica, era maior do que qualquer linha de código. A decisão não foi simples, nem rápida. Mas veio — e com coragem: pedi demissão no último ano de psicologia para me dedicar integralmente à formação clínica. E aqui estou.

Agora, às vésperas da formatura e com o CRP chegando, estou abrindo oficialmente minha clínica: a PsiT.ech — Psicologia e Tecnologia. Falta pouco! Mas, diferente do que pode parecer, a PsiT.ech não nasce agora. Ela vem sendo construída desde o primeiro semestre da graduação — nos textos que escrevi, nas reflexões que compartilhei, nas experiências que acumulei, nas conversas com profissionais da psicologia e da área tech e nos atravessamentos que fizeram essa ponte ganhar forma. O que nasce agora é apenas a sua fase clínica, profissional, madura.

Por que trabalhar com profissionais de tecnologia?

Porque eu conheço esse mundo por dentro.

Sei o ritmo acelerado, o burnout disfarçado de “alta performance”, os sprints que viram madrugada, a pressão por excelência, os lutos silenciosos da carreira meteórica, a ansiedade das metas, a solidão do home office, as reorganizações repentinas, as demissões em massa. Sei também a criatividade, a potência, o brilho nos olhos de quem ama construir o futuro.

E, ao mesmo tempo, sei o que acontece quando o sujeito se perde no meio disso tudo.

A psicanálise lacaniana — que escolhi como orientação clínica — me oferece um modo de escutar aquilo que não aparece nas redes sociais, aquilo que não se resolve com produtividade, nem com métricas, nem com atualizações de versão. É uma forma de acompanhar cada pessoa na construção singular de seu desejo, longe das soluções prontas, perto do que faz sentido para cada um.


A PsiT.ech nasceu disso ...

De um desejo construído ao longo de duas profissões.
De um percurso que integrou lógica e subjetividade, código e palavra, tecnologia e clínica.
De uma escolha: trabalhar com o que é humano no meio de um mundo cada vez mais digital.

E agora nasce a clínica. Falta pouco.

Pequena, cuidadosa, feita à mão — mas cheia de projeto. Um espaço de escuta, pesquisa, ética e acolhimento, com especial atenção aos profissionais de tecnologia e às singularidades desse campo.

E daqui pra frente?

Agora eu sigo construindo.

Sigo estudando, escutando, abrindo espaço para o novo.

Sigo apostando nesse encontro entre psicologia e tecnologia — um encontro que, para mim, não é apenas profissional, mas existencial.

Se você trabalha com tecnologia, já trabalhou ou está pensando em migrar de carreira, talvez esse espaço também seja para você.

A clínica PsiT.ech abrirá suas portas em breve — depois de cinco anos de gestação — e é um prazer poder compartilhá-la com você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Propósito

Acordar não para trabalhar e sim para manifestar seu propósito. Este é o objetivo da vida, saber quem você é e a partir daí expressar seu eu verdadeiro, compartilhando seus dons sem esforço e sofrimento e sim com alegria e amor. Não é o lugar que determina isso e sim a sua consciência.

Aqui, cuidado emocional e inovação caminham juntos.

Ofereço conteúdo psicológico por meio de textos que tocam o cotidiano, com responsabilidade e sensibilidade. Trago a minha vivência no mundo corporativo de tecnologia atravessada pela psicologia: escrevo sobre luto, ansiedade, carreira, relacionamentos, inteligência artificial, metaverso: sempre com escuta e presença.

Postagem em Destaque

Você passou de fase! Parabéns! 💔 Bem vindo ao Próximo Nível.

Olá Querida , ouvi sua mensagem. Na verdade, ouvi sua mensagem algumas vezes, até estar aqui e responder. Sua mensagem é bonita, é carinhosa...

Um presente

Você é mais do que um irmão, é um amigo, um presente e me acompanha nos momentos alegres e nas aflições. Me dá sempre os melhores conselhos.
Compartilhamos a paixão pelo futebol.💙 Irmã de menino é assim mesmo, junto com as bonecas, a gente vira goleiro, aprende a lavar carros, instalar chuveiro, chef de cozinha. Rs. Trocamos afilhados. E as muitas viagens, nem se fala, as que deram certo e as “roubadas” que nos metemos.
Compartilhamos a mesma casa e a mesma educação, crescemos juntos, vivemos juntos e ninguém nos conhece melhor do que nós mesmos, por isso, quero que saiba que te amo de todo coração, e que, se precisar de algo, estarei bem aqui para te ajudar, para te dar minha força.
Admiro você, sua família, sua empresa ... sua alma, sua jornada nessa vida!!!!
Você sabe que pode sempre contar e confiar em mim. Estamos unidos para o que der e vier, somos cúmplices, não importa o que aconteça.
Quero lhe desejar tudo de bom neste dia, você merece o melhor! Obrigada pela sua amizade, você é a minha certeza e torço bastante por você. Que estejamos cada vez mais unidos.
Seja muito Feliz! Te admiro muito. Tenha um Feliz Aniversário! 🎁

Postagens Mais Vistas