Há uma hora em que a gente percebe que passou tempo
demais tentando caber.
Caber na família. No trabalho. Na expectativa
de alguém. Na ideia de sucesso que nos ensinaram. Na versão de nós
mesmos que parece mais fácil de explicar.
E o mais estranho é quando, finalmente, conseguimos. A vida se organiza. O trabalho chega. O dinheiro começa a entrar. As coisas parecem estar no lugar. Há uma certa estabilidade. Uma espécie de silêncio depois de tantos anos de tempestade. Mas alguma coisa continua fora do lugar.
É difícil explicar. Porque, de fora, parece que está
tudo bem. Esse é o problema.
Há vidas que são construídas como quem monta uma casa
seguindo uma planta que recebeu pronta. Cada cômodo no lugar, cada parede
obedecendo ao desenho. Até que um dia você entra e percebe que não sabe onde
fica você.
É isso que o desejo costuma fazer: ele desarruma um pouco
a casa. Ele aparece onde não deveria. Insiste onde já havíamos decidido
não olhar. Faz barulho. Interrompe planos. Desconfia das certezas. E nem
sempre sabemos o que fazer com ele.
Passamos anos confundindo desejo com conquista. Achamos
que querer é chegar. Que felicidade é finalmente possuir aquilo que faltava.
Que, quando todas as peças estiverem no lugar, alguma coisa dentro de nós
finalmente descansará. Mas o desejo não parece funcionar assim. Ele
se move.
É por isso que algumas pessoas se sentem mais vivas
justamente quando tudo parece incerto. Em uma cidade nova. Em um palco. Em um
encontro inesperado. Em uma escolha que ninguém ao redor entende. Não
porque o sofrimento seja desejável. Mas porque, em determinados momentos,
existe uma estranha sensação de presença quando já não é possível viver apenas
para corresponder.
Há algo de muito solitário em descobrir que a vida que
esperavam de nós não é necessariamente a vida que queremos. E há algo
ainda mais difícil: perceber que já não são apenas os outros que nos
prendem. As vozes deles ficaram dentro. Foram incorporadas por nós.
A gente aprende a se vigiar. A antecipar o julgamento. A
diminuir o próprio desejo antes que alguém precise fazê-lo. Aprende a chamar de
prudência aquilo que talvez seja medo. De maturidade aquilo que talvez seja
renúncia. De estabilidade aquilo que, silenciosamente, virou prisão. Então
talvez a pergunta não seja: “O que eu quero?” A pergunte é
anterior: “O que, em mim, ainda consegue querer?”
Porque existe uma parte de nós que sabe. Mesmo
quando não sabemos explicar. Ela aparece no corpo. Num cansaço que não
passa. Numa vontade que retorna. Numa tristeza sem nome. Num sonho que
insistimos em esquecer. Numa frase que escapou sem querer. Num lugar onde
respiramos diferente.
A psicanálise é, entre outras coisas, um lugar para
prestar atenção nessas pequenas fugas. Não para descobrir uma resposta
definitiva. Mas para escutar. Escutar aquilo que ficou abafado pela
pressa, pela expectativa, pelo desempenho, pela necessidade de dar certo.
Até que, pouco a pouco, uma pergunta deixa de parecer tão impossível: Que vida pode ser minha?
Nenhum comentário:
Postar um comentário